Eventos em Geoconservação no Brasil

A inclusão da temática da Geoconservação em eventos científicos no Brasil teve início no 42o Congresso Brasileiro de Geologia (CBG), realizado em Araxá, MG, em 2004. Influenciada em grande parte pelo sucesso do Projeto Caminhos Geológicos (DRM-RJ), pioneiro no Brasil, a Sessão 26 – Monumentos Geológicos - foi palco para a discussão de temas relacionados a Geodiversidade, Patrimônio Geológico, Geoconservação, Geoturismo e Geoparques - os chamados 5 Gs.

 

A partir daí, todas as edições do principal evento geológico do país passaram a incluir sessões relacionadas a estes temas, que vêm sendo progressivamente incorporados por um número cada vez mais expressivo de eventos, pesquisadores, instituições e publicações.


O crescente interesse da comunidade científica nacional em torno da temática dos 5 Gs foi consagrada com a criação de um evento específico, o Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico (SBPG). A primeira edição ocorreu em 2011, na cidade do Rio de Janeiro, na qual decidiu-se que o evento seria bianual. Na ocasião, foram escolhidos os locais que sediariam as três próximas edições, com base nos pólos mais atuantes nestes temas no Brasil naquele momento.

Durante a trajetória do evento, ampliou-se o número de participantes e de trabalhos apresentados, como também das instituições envolvidas e apoiadoras. As parcerias com pesquisadores e instituições internacionais também têm se alargado, promovendo intensa troca de conhecimentos e apoio técnico e científico. O SBPG se tornou um evento de referência e temas como Educação em Geociências e Geoética têm ocupado espaço entre as discussões.

Atualmente, vários eventos regionais e temáticos vêm incluindo a Geoconservação em sessões entre as sessões temáticas, palestras e mesas redondas, o que vem demonstrar a importância da dimensão abiótica na conservação da natureza em todos os seus aspectos em favor desta e das gerações futuras.


Confira detalhes sobre estes eventos:

© 2018 por AGeoBRh. Orgulhosamente criado com Wix.com